quarta-feira, 14 de março de 2012

Projeto: Identidade e Família

Neste mês de março, aproveitando o reinício das aulas e a volta a rotina, tanto das crianças quanto de suas famílias, optamos por realizar um projeto que visa o resgate da família como parceira fundamental para o desenvolvimento integral de nossos alunos.
Em especial, temos como objetivo principal possibilitar ás crianças o seu autoconhecimento através de atividades lúdicas capazes de estimular o imaginário.

JUSTIFICATIVA: De acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil, temos que:
"A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico."
As crianças, como seres em permanente desenvolvimento, possuem um pensamento próprio e uma maneira muito especial de observar o mundo. São capazes de reiventar o ambiente à sua volta e fazer relações com o seu cotidiano. Nesse processo, cabe a educação infantil promover, pela própria criança, o reconhecimento de sua identidade e história de vida, resgatando os valores culturais que fazem parte da sua formação, estimulando em especial a autoestima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário