sábado, 8 de setembro de 2012

A Bandeira...

Em 19 de novembro foi conhecida a Bandeira Nacional.


A bandeira brasileira foi criada com o objetivo de representar as tradições do Brasil e a herança portuguesa. As cores escolhidas - verde, amarelo, azul e branco - já estavam em oito das 11 diferentes flâmulas usadas no País desde a colonização. Criada pelo pintor francês Jean-Batiste Debret, a última bandeira do império já era um retângulo verde com um losango amarelo inscrito. Essas cores associam-se à casa real de Bragança - da qual fazia parte o imperador D. Pedro I - e à casa real dos Habsburgo, da Áustria, - à qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina. 

O amarelo representaria as riquezas minerais do Brasil e a aventura dos bandeirantes à procura do ouro, e seria ainda uma alusão ao sol. O azul, além de ser a cor celeste, seria uma homenagem a Nossa Senhora, padroeira de Portugal e do Brasil. Já o branco traduziria os desejos de paz. 

A circunferência reproduz de forma estilizada a configuração celeste do Rio de Janeiro no dia da proclamação da República. A faixa branca sobre o círculo foi colocada para permitir a inscrição Ordem e Progresso, lema positivista atribuído ao filósofo francês Auguste Comte. De acordo com historiadores, a expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim. 

Cada uma das 27 estrelas da bandeira representa uma unidade da Federação. Quando ela foi confeccionada, o Brasil tinha apenas 20 estados e o município da corte - a cidade do Rio de Janeiro, onde ficava a capital. De acordo com a Lei 5443/68, para representar novos estados deve-se escolher estrelas da mesma configuração celeste original. 

O Pré "A" observou a Bandeira do Brasil, suas cores e formas.

Em seguida confeccionou a Bandeira.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário