Segundo diagnósticos da psicopedagogia o desenho livre deve ser um recurso muito utilizado pelos educadores na fase da Ed. Inafantil, pois será através dele que poderemos observar os sinais emitidos pela criança. O desenho está condidionado intimamente com o perfil do aluno, personalidade, sentimentos e também suas dificuldades e por isso deve ser usado nas escolas como instrumento no entendimento do universo infantil.
Segundo Aurélio (1993), desenho é "representação de formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas. A arte e a técnica de representar, com lápis, pincel e etc., um tema real ou imaginário, expressando a forma. Traçado, projeto".
O significado de desenho em
grego é traçar, arranhar, redigir, dentre outros. Com os afixos seu sentido passa a ser: corrigir, transcrever, traduzir, etc.
Leia mais em:
http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-desenho-na-educacao-infantil-e-no-diagnostico-da-psicopedagogia/56808/#ixzz2BgQoS06y
A turma do pré-A arrasou com seus desenhos realizados com giz na calçada externa da escola! As obras de arte livre estão expostas ainda hoje, fiquem a vontade em visitar!